terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, celebramos o dia mundial da água! Mais uma data instituída pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em uma assembléia geral que ocorreu em 22 de fevereiro de 1993, declarando que todo 22 de março seja comemorado o dia mundial da água (DMA) para ser debatidos os problemas hídricos de todo mundo.
Cabe a uma determinada agência das Nações Unidas (a cada ano é uma agência diferente) produzir um kit/material, para a imprensa do mundo inteiro, sobre o Dia Mundial da Água. Este kit tem o objetivo de focar nas necessidades hídricas como: 1) Abordar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável, 2) Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável, 3) Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado e 4) Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.
Todos os anos no Dia Mundial da Água é trabalhado um tema e em 2011 não é diferente, o tema deste ano é "Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano".

A ÁGUA NO BRASIL
Estudos mostram que o Brasil é um dos países mais ricos quando se trata de recursos hídricos, porém o nosso grande desafio do fornecimento de água é a população concentrada onde há sua menor oferta. Segundo a ANA (Agência Nacional de Águas) serão necessários cerca de 22,2 bilhões evitar um colapso total até 2025, a grande questão é que em 2015 haverá problemas de abastecimento em 55% dos municípios brasileiros. Vale apena lembrar que já em 2011, cerca de 16% dos munícipios brasileiros sofrem com a falta de abastecimento de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário